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5 erros no marketing digital que você deve evitar

5 erros no marketing digital que você deve evitar

Se você evitar esses cinco erros no marketing digital, terá sucesso com o branding. Não erre com marketing falso e enganoso.

Imagem: Reprodução/Canva

5 erros para se evitar no seu marketing digital

O marketing digital é uma ótima maneira de as empresas aumentarem sua visibilidade e atrair novos públicos e clientes. Um quarto dos clientes fica sabendo de novas marcas por meio das mídias sociais; quanto mais usuários jovens, maior a participação. Dados do Google mostram que 49% dos consumidores usam o buscador para procurar novos produtos.

Portanto, não é de surpreender que as mídias sociais e os sites de negócios sejam os dois canais de marketing mais significativos, com mais de 80% dos profissionais de marketing usando esses canais para alcançar clientes em potencial. Logo em seguida vem o e-mail marketing, o que não surpreende, já que, em média, o e-mail gera um retorno de US$ 36 para cada US$ 1 gasto com ele.

Uma linha de fundo? Para se manterem competitivos, os empreendedores devem ter uma forte estratégia de marketing digital.

No entanto, muitos novos concorrentes cometem erros básicos ao executar suas estratégias. Aqui estão as cinco piores armadilhas e como evitá-las.

1. Não reconhecer o público-alvo e seus pontos problemáticos

As startups frequentemente cometem o erro de lançar suas estratégias de marketing digital sem um entendimento claro de seu público-alvo ou dos problemas que esse público está enfrentando. Isso é especialmente verdadeiro para empresas recém-lançadas, porque é um desafio lançar uma rede e atingir o número máximo de clientes em potencial.

Mas, as estratégias de marketing digital são mais eficazes quando têm um foco e um público-alvo mais restritos. Criar personas de clientes e uma abordagem personalizada para cada um é uma das melhores formas de definir esse público.

2. Ignorar o básico: sites, blogs e SEO

O marketing digital oferece muitas maneiras para as empresas envolverem seu público, com foco mais forte nas mídias sociais.

Como resultado, muitas empresas se concentram apenas em plataformas de mídia social em detrimento de elementos menos conhecidos, mas não menos cruciais, do marketing digital, como o site da empresa, o conteúdo do blog e o SEO. Muitos sites de inicialização são escassos em informações e pesados em design. Eles não têm o poder otimizado para SEO e a riqueza de conteúdo necessários para uma boa classificação no Google e aumentar a visibilidade.

Os blogs, em particular, são frequentemente esquecidos. A redação de artigos pode parecer desatualizada ante tendências chamativas, como marketing de influenciadores. No entanto, os blogs continuam a servir de base para o marketing de conteúdo e têm um potencial significativo para otimizar os mecanismos de pesquisa.

3. Não utilizar totalmente o potencial de automação e personalização

Outro erro comum que muitas empresas cometem ao implementar sua estratégia de marketing digital é ignorar a automação e a personalização. As modernas plataformas de marketing disponíveis aqui têm um enorme potencial. A tecnologia de hoje permite que os profissionais de marketing adaptem seu conteúdo e estratégias de mensagem às preferências de cada cliente. De acordo com um estudo da McKinsey, 71% dos clientes desejam mensagens personalizadas das empresas hoje em dia.

O uso de ferramentas de automação pode ajudar os profissionais de marketing a agilizar seus processos de trabalho e alcançar resultados de forma mais eficaz. Para obter o máximo benefício dessas opções, no entanto, elas devem ser inicialmente planejadas; caso contrário, os dados permanecerão isolados. As startups podem criar uma ampla base de dados, incluindo personalização e automação em sua estratégia de marketing digital desde o primeiro dia.

4. Ignorar a prova social

Por que os clientes devem ter fé em uma startup? Esses negócios são, por definição, novos, portanto carecem de um histórico confiável que possa ser usado para determinar seu destino. Por causa disso, os empreendedores devem incorporar a prova social em sua estratégia inicial de marketing digital.

95% das pessoas leem as avaliações de clientes anteriores antes de fazer uma compra online de uma marca menos conhecida. É por isso que exibir depoimentos, avaliações e links para sites como o Trustpilot em sites comerciais pode aumentar significativamente as taxas de conversão.

Outro caminho a seguir é aproveitar a economia em expansão do criador, trabalhando com influenciadores que podem acessar um público confiável.

De acordo com um estudo do Statista Department of Research, 45% dos consumidores entre 18 e 34 anos usaram produtos recomendados por microinfluenciadores. 27% dos entrevistados disseram que fizeram compras imediatamente após ler uma postagem.

5. Pare de revisar e melhorar sua estratégia de marketing digital

Muitas startups cometem o erro final de desenvolver suas estratégias de marketing digital apenas uma vez e deixá-las por isso mesmo. Em vez disso, qualquer estratégia de marketing digital deve ter provisões para fazer revisões e melhorias.

Não importa o quão completa seja a pesquisa inicial de uma startup sobre seus clientes-alvo, as melhores estratégias ainda devem ser ajustadas quando novos insights estiverem disponíveis. As revisões periódicas devem ser um componente da estratégia de marketing digital de todas as startups, juntamente com as metas SMART. As startups podem delinear questões específicas a serem revisitadas em cada iteração de sua estratégia de marketing digital, definindo metas de marketing específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseadas no tempo.

Considerações Finais

Para todas as startups, desenvolver uma estratégia de marketing digital é um requisito. No entanto, fazer isso direito é um desafio.

Ao evitar as armadilhas comuns mencionadas acima, as empresas podem desenvolver uma estratégia única e eficaz para seus esforços em marketing digital.

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