A aplicação estratégica e tática da inteligência artificial (IA) no campo do marketing sugere um crescimento entre os profissionais do setor, aponta pesquisa.
Imagem: Reprodução/Canva
Segundo pesquisa da consultoria Global Gartner, com o passar do tempo, as empresas incluirão cada vez mais esse tipo de tecnologia para gerenciar riscos reputacionais, acompanhar resultados e melhorar a experiência do cliente. A prática deve ganhar força a partir de 2023.
A perspectiva representa um desafio para os profissionais de marketing, que devem não apenas atualizar suas habilidades para incluir a inteligência artificial em suas rotinas diárias de trabalho, mas também estar atentos a um comportamento ético e responsável. Prevê-se que nos próximos dois anos, 70% dos líderes da indústria incluam essa discussão sobre as prioridades da equipe.
O uso de inteligência artificial por empresas aumentou recentemente no Brasil. Dessa forma, mais empresas começaram a implementar tecnologia em diversos setores entre 2019 e 2021, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil. As possibilidades de automatizar o fluxo de trabalho, reconhecer e processar imagens estão entre os objetivos mais citados para o uso da IA.
O maior interesse pela inteligência artificial ocorreu junto com a aceleração do processo de digitalização de produtos e serviços. O número de empresas que usam a internet aumentou no período estudado pelo CGI.br, passando de 57% em 2019 para 73% em 2021. Nesse sentido, mais pessoas estão usando redes sociais e aplicativos em geral, com destaque para Facebook e WhatsApp.
Em outras palavras, o marketing digital tornou-se crucial para as empresas. Mensurar métricas de conteúdo, acompanhar resultados de campanhas em redes sociais, desenvolver estratégias para internet e utilizar ferramentas como Google Analytics e dashboards são ações cada vez mais comuns entre os profissionais do setor.
Nesse sentido, dada a tendência global identificada pelo Gartner, prevê-se que, daqui para frente, o marketing digital também esteja mais vinculado ao uso da tecnologia IA.
Imagem: Reprodução/Canva
A IA é frequentemente usada em um ambiente online, embora os usuários nem sempre se sintam informados sobre isso. Uma ilustração é o direcionamento dos anúncios do Google e do Facebook relacionados às pesquisas recentes feitas na internet.
Outro exemplo é a ferramenta ChatGPT, que recentemente viralizou nas redes sociais. É um chatbot com a capacidade de conversar sobre diversos assuntos, responder perguntas e até contar piadas.
No marketing digital, a IA pode ser usada para qualificação de leads, otimização de conteúdo, direcionamento de anúncios e uso de chatbot. Ou seja, a equipe faz um levantamento dos resultados alcançados com o uso da tecnologia por meio de um relatório de marketing digital e identifica insights para avançar em novas ações.
A IA pode auxiliar na seleção de tópicos mais atraentes para o público-alvo ao otimizar o conteúdo. Em termos de leads, ela ajuda a identificar potenciais clientes que já demonstraram interesse pelo serviço ou produto durante suas buscas na internet.
Fazer anúncios direcionados é outra maneira de atrair leads qualificados. Por outro lado, o uso de um chatbot possibilita um atendimento mais ágil, melhorando a experiência do usuário em um ambiente digital.
Além disso, existem tendências de marketing.
Além do uso estratégico e tático da IA, outras quatro tendências relacionadas ao marketing que devem se consolidar neste ano foram identificadas pela pesquisa do Gartner. Uma delas é a luta contra a ignorância. Nos próximos quatro anos, 80% dos líderes do setor devem considerar maneiras de verificar a autenticidade do conteúdo, de acordo com uma consultoria global.
Outras tendências do setor incluem investir em conteúdo de entretenimento e desenvolver programas de fidelidade. Sendo assim, a primeira tendência é o comportamento do consumidor, que indica que nos próximos anos ele gastará mais dinheiro com esse tipo de conteúdo. A segunda é uma tática para atrair e reter clientes.
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