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Aprendendo a começar no marketing digital? (6 passos para o sucesso)

Aprendendo a começar no marketing digital? (6 passos para o sucesso)

Imagem: Reprodução/Divulgação

 

Como começar no marketing digital (5 passos para o sucesso)

A busca para começar no marketing digital está cada vez maior. Muitas PMEs e empreendedores autônomos reconheceram isso e estão começando. Mas você ainda não começou nessa área?

Você está pensando no seguinte:

O que é e como começar no marketing digital? Como meus clientes podem se beneficiar do meu conhecimento? Como posso transmitir competência e bons produtos? E por último, mas não menos importante: quão alto é o esforço e quanto lucro ele traz em última análise? Por que estou fazendo marketing digital?

Não posso responder a todas essas perguntas em um único artigo.

Mas eu prometo: no final deste artigo, você irá começar no marketing digital porque entendeu a importância do marketing online para a sua empresa. Vou mostrar-lhe os primeiros seis passos no seu caminho para o sucesso online.

Vamos lá!

O caminho para o sucesso – 6 etapas para começar com marketing digital

O que é marketing digital?

Segundo os especialistas, métodos de marketing digital, como o serviço de otimização de busca (SEO), serviço de marketing de busca (SEM), marketing de conteúdo, marketing de influenciador, automação de conteúdo, marketing de campanha, marketing orientado a dados, marketing de e-commerce, marketing de mídia social, otimização de mídia social, marketing direto por e-mail, exibição de publicidade, e-books e jogos estão se tornando mais comuns em nossa rotina.

Na verdade, o marketing digital agora se estende a canais fora da Internet que fornecem mídia digital, como mensagens de aplicativos, retorno de chamada e tons de toque para celular em espera.

Neil Patel fornece uma definição um pouco mais simples:

Marketing digital é o termo genérico para o marketing direcionado, mensurável e interativo de um produto ou serviço.

Ou, como Neil coloca de forma mais simples:

O marketing digital é uma forma de marketing de produtos e serviços usando dispositivos eletrônicos.

Eu acho que assim fica mais fácil de lembrar.  Portanto, começar no marketing digital é um tópico no qual todas as PME, autônomos e também grandes empresários estão interessadas.

Quais são as principais áreas do marketing digital?

A partir da definição confusa da Wikipedia, deciframos 7 áreas principais:

  1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) do seu próprio site;
  2. Marketing de conteúdo;
  3. Marketing nas redes sociais;
  4. Geração de leads, automação e marketing por e-mail;
  5. Publicidade paga no Google ou nas redes sociais;
  6. Marketing de influenciadores;
  7. Marketing afiliado.

Você tem que ser o nerd absoluto em todas essas áreas para começar no marketing digital com sucesso?

Não e sim. Vou ser simples: o conhecimento básico é suficiente para começar.

Mas você tem que entender que, nos dias de hoje, o marketing digital é o fator chave para o sucesso do negócio. Também pode ser começado com pouco dinheiro. Não é preciso milhares de reais para atingir seus primeiros clientes, convencê-los e torná-los clientes regulares de sua empresa.

Mas dá trabalho. É preciso paciência. Roma também não foi construída em um dia. No entanto, a cidade ainda está de pé. E como uma cidade moderna com tradição histórica, atrai milhões de turistas todos os anos.

O mesmo vale para um bom marketing digital em sua empresa:

Depois de alguns meses, a base certa está pronta. O tráfego para seu site aumenta. Você consegue novos clientes que estão entusiasmados com seus produtos e serviços.

A importância do marketing digital para sua empresa agora está clara para você, mas:

Quais são seus primeiros passos?

Toda a comunicação de uma pequena empresa, empreendedor ou autônomo é dirigida às pessoas. Pessoas que têm problemas e procuram soluções. Pessoas que desejam apenas obter informações. Pessoas que querem comprar algo, pessoas que precisam do seu serviço.

Portanto, a primeira coisa a fazer é conhecer as pessoas e suas necessidades que entram em contato com sua empresa de alguma forma.

Você deve listar os tipos de clientes que já tem e dividi-los em grupos: de onde vêm, a que faixa etária pertencem, que interesses têm em comum. Quanto mais você sabe sobre seus clientes, mais fácil é para você chegar à primeira ferramenta importante de marketing digital: a persona do usuário.

O uso da personalidade do usuário aumenta todos os indicadores-chave de desempenho do marketing digital.

Como você define a persona do usuário?

O termo persona do usuário vem do marketing de entrada. É uma pessoa fictícia ideal que descreve seu cliente de forma padronizada.

Ao definir uma persona de usuário, anote as seguintes características, que você pode dividir em três grupos:

  1. Local de residência
  2. Idade
  3. Gênero sexual
  4. Renda (pelo menos aproximada)
  5. Educação
  6. Religião
  7. Origem
  8. Estado civil
  9. Número de filhos

Também é preciso definir o grupo de características psicológicas:

  • Quais são os desafios e problemas para os quais sua persona está procurando uma solução?
  • Valores e objetivos: o que é importante para a sua persona? Que objetivos ela persegue profissionalmente e particularmente?
  • Objeções: Quais objeções, medos e outros obstáculos típicos impedem sua persona de comprar seu produto/ serviço?

O terceiro grupo é o comportamento de informação:

  • Onde sua persona descobre possíveis soluções para seus problemas?
  • Ela tende a fazer isso online ou offline? Mais no Google ou nas redes sociais?

Você escreve essas informações em uma folha de papel em branco. Ou você pode usar um dos muitos modelos disponíveis na Internet.

 

Por que você faz esse esforço e define as personas dos usuários?

A resposta é simples e importante: é uma preparação para o marketing digital de sucesso.

Você pode usar todos os dados coletados posteriormente em muitas etapas de trabalho:

  • O conteúdo que você cria é voltado para a resolução de problemas para sua persona de usuário
  • Na mídia social, você pode convidar especificamente pessoas reais que correspondam à sua personalidade de usuário
  • Por último, mas não menos importante, os parâmetros da persona do usuário também são a definição de destino para todas as medidas de publicidade, seja no Google Adsense ou em canais de mídia social, como publicidade no Facebook

Em segundo lugar, você precisa saber exatamente como seus produtos e serviços atendem e informam as pessoas.

Claro, você sabe melhor o que seu produto / serviço pode fazer. Você fez uma análise precisa dos pontos fortes e fracos de sua oferta (análise SWOT). Você conhece seus principais concorrentes. Você provavelmente já pesquisou como eles tratam seus clientes.

Mas você se sai melhor do que seus concorrentes:

Você já definiu sua persona de usuário. Portanto, é fácil para você imaginar a chamada jornada do cliente, que é todas as atividades que seu cliente deve realizar até chegar no ato da compra:

Jornada do cliente – Como começar no marketing digital?

Cada comunicação, cada interação com seu cliente ocorre em algum lugar nesta jornada do cliente. É extremamente importante entender que uma interação com um determinado objetivo no momento errado da jornada do cliente pode espantar seu cliente.

O exemplo clássico é o anúncio de produto ‘Comprar agora!’ no início da jornada do cliente.

Seu cliente ainda está na fase de me informar. Ele coleta artigos, pesquisa no Google por informações relevantes e talvez até compara produtos. Ele ainda não decidiu se quer comprar algum produto ou serviço.

A propaganda do produto seguida de um botão de compra, possivelmente mesmo com a propaganda clássica que anuncia a raridade, uma oferta de desconto para comprar agora, leva à frustração do cliente e certamente não à compra.

Ou como você reage quando assiste confortavelmente sua série de TV favorita à noite e recebe uma ligação de um call center e quer vender alguma coisa?

Mas isso é exatamente o que a maioria de seus concorrentes faz: eles oferecem uma compra embora o cliente ainda esteja pesquisando.

Você faz melhor, é claro:

Nesta fase você oferece aos seus clientes uma grande quantidade de informação útil e, sobretudo, gratuita que não contenha nenhuma – estou falando sério – que não contenha nenhuma medida de promoção de vendas.

Lembre-se:

  • Tenha a coragem de não vender agora.
  • Apenas gere consciência de marca com seu conteúdo e comunicação.
  • Posicione-se como um parceiro valioso, como um parceiro confiável.

Nesta fase, reúna seus clientes com conteúdo gratuito e acompanhe-os em cada etapa da jornada do cliente.

Ele vai agradecer com uma compra mais tarde!

Quais canais de comunicação você usa primeiro?

 Informações por e-mail

A primeira e mais fácil forma de comunicação é enviar um e-mail. Certamente você registrou seus clientes existentes no mundo digital. Caso contrário, você deve pensar em usar um sistema de CRM simples. Na forma mais simples, uma lista do Excel é suficiente, na qual você insere todos os endereços de e-mail de seus clientes.

Você provavelmente já pode dividir esses endereços de e-mail de acordo com a jornada do cliente: você pode fornecer aos clientes que não compram nada há muito tempo as informações de que precisam. Os clientes que acabaram de comprar de você receberão mais informações sobre o produto que adquiriram. Os clientes que podem reclamar podem ser atendidos com ajuda e respostas de suporte.

A eficiência do envio de boletins informativos é muito alta:

Lembre-se de que o e-mail em sua forma moderna não é mais apenas um texto: seu cliente espera que você receba um boletim informativo moderno com fotos e vídeos. Ofereça a ele o máximo de valor agregado possível.

Você provavelmente já percebeu que precisa de um conteúdo diferente para montar um boletim informativo atraente. Portanto, é importante que você aborde o segundo tipo de comunicação com seu cliente muito rapidamente:

Conteúdo

Crie conteúdo otimizado para cada uma de suas personas de usuário em cada seção da jornada do cliente. O conteúdo pode ser muito diferente. Suas publicações são igualmente úteis em fóruns que seus leitores visitam.

O conteúdo que você cria tem duas finalidades de marketing:

  • Em primeiro lugar, deve aumentar o conhecimento da sua marca:

Prove seu conhecimento com seu conteúdo e gere confiança com seus clientes. Eles o encontrarão novamente em diferentes lugares da Internet e lembrarão sua marca (e do seu produto).

Em segundo lugar, ao colocar links de forma inteligente em seu próprio site e blog, você pode gerar tráfego. Esse é o começo e a base necessária para aumentar as vendas.

É claro que seu conteúdo deve ser preparado de forma que seja listado no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Esta disciplina é chamada de SEO (Search Engine Optimization).

A regra básica mais importante no SEO moderno é:

Escreva para o seu cliente e não para o mecanismo de pesquisa. Entregue conteúdo útil, interessante e atraente para seus clientes. É assim que você oferece a ele valor agregado. E o Google o recompensará com uma boa classificação.

 

Mídia Social

Comece a se comunicar com seus clientes existentes e potenciais nas redes sociais. Os clientes são pessoas. E quase todo mundo está ativo em vários canais de mídia social.

Assim, você pode encontrar seus clientes no Facebook, Twitter, LinkedIn e muitas outras plataformas. No entanto, é importante considerar quais de seus usuários estão ativos em qual plataforma de mídia social.

Todas as plataformas diferem na maneira como seus clientes se comportam nelas:

O LinkedIn é uma rede profissional entre profissionais e autônomos. A foto do seu gato ou a sua última refeição não será muito admirada. O Facebook é mais adequado para isso.

Seu fã no Facebook está muito interessado em fotos, vídeos e conteúdos lúdicos (quizzes, competições, etc.). Como o Facebook também percebeu isso, o algoritmo foi adaptado para que vídeos e imagens, mas também eventos e guias, sejam melhor exibidos na linha do tempo.

Tudo no Twitter tem vida curta e é rápido, os tweets na linha do tempo passam rapidamente pela atenção dos usuários. Consequentemente, a frequência de seus tweets deve ser muito maior lá do que em outras plataformas.

É aconselhável aprender os costumes de cada canal para não deixar uma impressão desagradável. Por exemplo, hashtags (#) são completamente inúteis no Facebook, mas absolutamente necessárias no Twitter e Instagram.

E por favor observe:

Nunca faça postagens cruzadas entre mídias sociais sem pensar duas vezes. Especialmente não automatizado. Nem mesmo se um canal de mídia social como o Twitter oferecer essa função.

Para fortalecer o reconhecimento de sua marca, é importante que você se distancie da atividade de sua empresa em todos os canais de mídia social. Portanto, crie sua própria página corporativa no Facebook, um perfil corporativo no Twitter e uma página corporativa no LinkedIn. As imagens do cabeçalho e o nome devem refletir e refletir sua identidade corporativa, sua marca.

Resumo

Não quero parecer um professor sênior, mas no final vou dar a você suas seis tarefas para começar no marketing digital:

1) Faça uma lista de todos os endereços de e-mail conhecidos;

2) Crie seu primeiro rascunho de boletim informativo;

Mostre este design aos seus três melhores clientes.

3) Envie este boletim informativo para todos os endereços de e-mail coletados;

4) Escreva sua primeira postagem no blog sobre seu produto mais importante;

Não se esqueça: não venda. Explique os benefícios e resolva um problema para seu cliente.

5) Escolha um canal de mídia social e publique o link para sua primeira postagem no blog com um pequeno teaser;

6) Esteja em constante busca por conhecimento e esteja sempre atualizado.

Faça isso ainda hoje! Desejo a você muito sucesso!

 

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