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Como começar uma carreira no marketing digital?

Como começar uma carreira no marketing digital?

Imagem: Reprodução/Divulgação

 

Para que uma carreira no marketing digital seja bem-sucedida, é preciso seguir pelo menos cinco etapas importantes para o sucesso. O marketing online – ou marketing na Internet – é uma área incrivelmente ampla. Ele muda repetidamente e, para ter sucesso, você precisa manter o controle das coisas. Esta é uma das razões que tornam o marketing online tão interessante e porque muitos – especialmente os jovens – estão interessados ​​numa carreira nesta área. Vejamos estas cinco etapas…

1. Motivação

Uma carreira no marketing digital deve ser um negócio de paixão.

Como acontece com muitas outras coisas, funciona melhor quando você tem entusiasmo e motivação pelo assunto. Comunicação e uma certa eloquência são a essência do marketing.

Uma vez que a questão é atrair e reter a atenção de (potenciais) clientes, procuram-se para o marketing online “ contadores de histórias ” que inspiram os clientes.

O interesse por coisas técnicas também é uma vantagem. Afinal, não se chama “marketing online” à toa.

Quanto mais você sobe em uma carreira no marketing digital, mais interfaces surgem com desenvolvedores, especialistas em proteção de dados e uma variedade de tópicos técnicos. Quem gosta de lidar com pessoas e assuntos com entusiasmo tem mais sucesso no marketing online.

Além disso, a alegria de tarefas variadas e em constante mudança ajuda. Para algumas pessoas, a rotina de trabalho é muito importante e não há interesse em ter que adaptá-la regularmente ou desenvolver novos processos e ideias. Com essa motivação não seria fácil no marketing online.

2. Conhecimento

É claro que existem várias profissões diferentes no marketing online, cada uma das quais requer seu próprio conjunto de habilidades. No entanto, há certos conhecimentos essenciais para o profissional de marketing online em geral.

Isso inclui…

Uso seguro de software

Além dos produtos padrão usuais, isso inclui CMS (Software de gerenciamento de conteúdo), vários programas de boletins informativos (que também estão se tornando cada vez mais complexos e técnicos), software de CRM (Gerenciamento de relacionamento com o cliente) ou serviços como Google Analytics e mídia social.

Compreensão analítica

Para desenvolver ou implementar estratégias de marketing online, você deve ser capaz de lidar com uma grande quantidade de dados e compreender sua relevância.

Muitas empresas usam o Microsoft Excel para modelos complexos e análises que a equipe de marketing online deve reunir e avaliar. Aqueles que têm afinidade com os números têm uma vantagem clara.

Criatividade

O marketing online é uma forma de arte.

Uma vez que muito gira em torno de convencer e inspirar (potenciais) clientes com palavras e imagens, a criatividade é necessária para ter sucesso.

Os motores de busca, as redes sociais, o blog da empresa, o site e muito mais requerem bons textos e imagens. Escrever ou avaliá-los faz parte do trabalho diário de marketing online.

Capacidade de trabalhar em equipe

Mesmo se você trabalhar como gerente de marketing em um departamento de um homem/ mulher, precisa ser capaz de se comunicar bem com colegas e superiores e trabalhar em equipe.

Obviamente, relatar o progresso e os planos de crescimento faz parte de suas funções como profissional de marketing online.

3. Treinamento/ estudos

Ninguém nasce com as habilidades necessárias para uma carreira em marketing online. Existem muitas maneiras de atingir seu objetivo.

A maneira clássica é estudar. Não precisa necessariamente ser explicitamente marketing online ou digital.

Para outros, o caminho começa com um diploma em administração de empresas ou publicidade, que é direcionado na direção apropriada com tarefas e atividades apropriadas.

As ciências da comunicação, o jornalismo e a psicologia também são excelentes cursos para o ingresso nesta profissão.

Mas você também pode encontrar seu caminho para o marketing online com um curso mais rápido, ou especialização.

A combinação de teoria acadêmica e prática profissional permite uma carreira direcionada.

Este tipo de estudo também oferece cursos como publicidade digital, design de mídia ou comunicação, que possibilitam uma especialização correspondente.

Qualquer pessoa que já tenha concluído um estágio ou graduação que não conduza diretamente ao marketing online encontrará muitas empresas que também aceitam quem está mudando de carreira. Afinal, a motivação é um fator determinante para o sucesso.

4. Treinamento adicional

O marketing online está sempre mudando. Devido às tecnologias e plataformas sempre novas, bem como aos algoritmos mutantes do Google e de outras gigantes. Muito do que foi aprendido rapidamente é coisa do passado.

Para manter o seu know-how atualizado, o treinamento continuo é extremamente importante.

Eles podem assumir diferentes formas: Existem webinars que lidam com novas tendências e tecnologias; Treinamento de diferentes profissionais; Cursos a distância como Mestrado em Gestão de Marketing para o desenvolvimento pessoal; se estiver em busca de desenvolvimentos com a aprendizagem independente.

 

5. Sempre atualizado

Mesmo sem treinamento adicional, é essencial obter informações regulares e manter-se atualizado. A internet, o mercado, a tecnologia e o mundo estão mudando.

A cada ano novas tendências conquistam o mercado. Devido à grande inundação de informações com que somos confrontados todos os dias, a tarefa do marketing online é ainda mais importante.

Se você for bem-sucedido, você se destacará da concorrência. Em cada um dos limiares da carreira, o sucesso é crucial para o próximo degrau.

A entrada no marketing online

Onde e como começa o caminho para uma carreira no marketing digital?

Claro, isso depende das qualificações. Além de empresas independentes do setor que precisam de um profissional de marketing online para otimizar sua presença na Internet, você pode encontrar seu caminho para agências (publicidade, comunicação ou eventos), empresas de consultoria ou institutos de pesquisa de mercado.

As start-ups também costumam ser um bom ponto de entrada para muitas áreas do marketing online.

As funções que alguém pode preencher como um iniciador de carreira variam de redator, vendedor, consultor ou gerente de contas. Claro, também existem cargos técnicos, como analistas ou alunos que trabalham para Search Engine Optimizatio SEO, que podem te levar ao mundo do marketing online.

No decorrer de sua carreira, você se move cada vez mais em um caminho que torna mais claras as oportunidades de progresso.

Você pode se desenvolver nas áreas de SEO (tráfego orgânico) / SEM (tráfego pago) / SEA (publicidade), marketing móvel, afiliado ou gerente de CRM.

Em muitos casos, a posição de “Gerente de marketing online” é o topo da pirâmide. Como tal, você é responsável por toda a área de marketing online e coordena as atividades de marketing online com os demais gerentes.

Conclusão

Uma carreira em marketing online é variada e promissora. Para fazer uma carreira de sucesso em marketing online, você precisa …

  • Motivação, entusiasmo, paixão e afinidade técnica …
  • Criatividade e conhecimento aprofundado em certas áreas de especialização …
  • Um aprendizado, um diploma ou uma boa aplicação para mudar de carreira …
  • A sede de conhecimento que se apaga com a continuação do treinamento …
  • Atualizações regulares sobre tecnologia, marketing e tendências …

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