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Como escolher a agência de desenvolvimento de seu site?

Como escolher a agência de desenvolvimento de seu site?

Imagem: Reprodução/Divulgação

 

Como escolher a agência de design e desenvolvimento de seu site?

Se você está aqui, pode ser que esteja procurando uma agência para desenvolvimento do seu site. Certamente você está procurando informações que o ajudem a fazer a escolha certa da agência. 

Muito provavelmente você tem a capacidade para desenvolver seu site sozinho e do zero, no entanto, o fator tempo é determinante nessa situação. Contudo, caso você queira, existe uma variedade de cursos online e treinamentos de altíssimo nível no mercado para você desenvolvê-lo.

Mas digamos que você esteja mesmo sem tempo e já queira algo pronto de uma agência especializada. Então você deve se perguntar: existem tantas agências de desenvolvimento de site, como posso ter certeza de que estou trabalhando com a que melhor me convém?

Você está procurando uma agência e quer começar a atuar forte no marketing online?

Se você ainda não trabalha com uma agência, gostaríamos de lhe apresentar algumas ideias para organizar e facilitar o seu processo de pesquisa. Para fazer isso, fornecemos uma lista de itens a serem considerados com sugestões para orientar sua análise.

Começamos com isto:

Identifique suas necessidades prioritárias

Geralmente, as agências são especializadas em estratégia, design ou desenvolvimento web. Todas as agências oferecem todos esses serviços, mas é aconselhável trabalhar com a agência cuja especialidade corresponda à sua necessidade mais importante (e possivelmente ao seu orçamento). 

 Devemos, portanto, considerar: 

  • Se você não tem certeza da melhor abordagem da web para atingir seus objetivos de negócios, considere uma agência especializada em estratégia digital. Assim, você terá um bom suporte para encontrar a melhor maneira de entrar em contato, por meio de sua presença na web, com seus clientes-alvo.
  • Se o seu plano de negócios sugere a criação de um site muito inovador e o critério de diferenciação é o mais importante para o seu sucesso, é aconselhável recorrer a uma agência conhecida por sua capacidade de design.
  • Se, pelo contrário, tem uma ideia muito precisa das suas necessidades ou se o seu site requer requisitos técnicos significativos, é melhor recorrer a uma agência especializada em desenvolvimento (e que o faça rapidamente a um preço competitivo).

 

Estime um orçamento

É possível implantar um site por apenas R$ 500, mas alguns sites são tão estratégicos para seus negócios que dedicam quantias de várias centenas de milhares de reais, ou mesmo milhões. Quando chega a hora de pesquisar sobre sua agência e discutir seu projeto, é importante não se empolgar. 

O valor orçamentário disponível para esta iniciativa deve primeiro ser definido. Construir um site pode facilmente vir com muitos custos colaterais. Além disso, após colocar no ar, você inevitavelmente precisará otimizar suas páginas e mantê-las atualizadas. 

Portanto, é importante reservar parte do seu orçamento para esses custos operacionais. Uma boa agência o informará sobre esses custos com antecedência e tentará diminuir o valor máximo possível. Ele pode informar se os custos relacionados a esses serviços estão incluídos em sua estimativa ou se são serviços adicionais que você deve pagar separadamente.

Com essas informações e conhecendo suas prioridades, as agências poderão articular seu orçamento, independentemente de seu porte, em torno delas.

Considere os recursos e habilidades disponíveis internamente

Se procura um parceiro de negócios, é porque procura uma organização especializada na área digital e que dispõe de experiência, conhecimentos e competências relevantes. Isso não significa que você não tenha experiência e especialização em sua própria organização. Talvez você esteja de fato procurando uma agência para aliviar uma falta crônica ou ocasional de certas funções. 

Se for o caso, reserve um tempo para inventariar a disponibilidade de colaboradores internos e definir suas necessidades, relações de trabalho e a hierarquia desejada (ver tabela abaixo). Se você nunca fez negócios com uma agência ou desenvolveu uma plataforma web e não há pessoas dedicadas ao digital em sua organização, consulte as funções identificadas abaixo, são aquelas necessárias para a maioria dos projetos digitais. 

Crie uma pequena lista de agências candidatas

Existem muitas agências no mercado, não será possível para você avaliar todas elas. Você precisará criar uma pequena lista de candidatos. Em nossa opinião, não adianta explorar seu projeto com tantas agências. Uma lista de 3 a 4 empresas candidatas, bem escolhidas, através de fontes conhecidas ou validadas, irá garantir que você obtenha informações suficientes para comparar adequadamente as ofertas.

Certamente, comece obtendo referências das pessoas ao seu redor, mas lembre-se de que as necessidades de uma pessoa não são necessariamente as mesmas para a outra.

Também faça pesquisas online (o site deles é bem desenhado, aparece relativamente alto nos mecanismos de pesquisa e eles estão ativos em suas redes sociais?) Também procure nomes de clientes satisfeitos.

Faça sua devida diligência entrando em contato com clientes anteriores ou atuais. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:

  • Há quanto tempo você é cliente da agência?
  • Em que tipo de projeto você está trabalhando com a agência?
  • O projeto foi entregue dentro do prazo e do cronograma?
  • Quais serviços a agência que você usa oferece?
  • Quais recursos internos estão trabalhando neste tipo de projeto?
  • No geral, qual é o seu orçamento alocado para este projeto?
  • Qual é a maior força da agência?
  • Qual é o elemento em que a agência ainda precisa trabalhar?
  • Você os contrataria para outro projeto?

Entreviste as agências como faria com um funcionário

Quando você encontrar as agências da web em sua lista, prepare previamente uma lista de perguntas com uma grade de ponderação de acordo com suas expectativas e suas limitações de tempo e dinheiro.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas a serem feitas:

  • De quais sites você tem mais orgulho e por quê? (Certifique-se de que esses sites abordem amplamente a qualidade que você está procurando.)
  • Com quem é seu cliente favorito e por quê?
  • Como você se diferencia de seus concorrentes? (Observe se essas habilidades correspondem às suas necessidades mais importantes)

Verifique também se a agência já fez negócios com alguma empresa do seu setor. Em caso afirmativo, pergunte como foram esses termos e o que foi mais difícil. Se eles nunca trabalharam com uma empresa em sua área, isso não é necessariamente preocupante. 

Basta perguntar como eles abordarão esta nova indústria. Um novo visual pode trazer uma nova abordagem eficaz que não será semelhante a copiar e colar. Em qualquer caso, procure a agência que mais lhe pareça transparente, o que nos leva ao último passo …

Certifique-se de que a agência passa no “teste de cerveja”

A última etapa é a mais intuitiva. Antes de fazer uma escolha final, pergunte-se: Eu quero trabalhar com esta equipe? Posso tomar uma cerveja com eles?

Escolha uma agência cujos valores se alinham aos seus e com quem você se divertirá trabalhando.

Reservar um tempo para escolher sua agência de acordo com esses critérios o ajudará enormemente no lançamento de seu projeto. Você deve terminar com um bom entendimento do que a equipe escolhida estará fazendo, as principais habilidades que a agência trará para o seu negócio e o conhecimento da agência sobre seus clientes e a melhor forma de tornar o projeto um sucesso.

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