LOGO STARTVEST PRINCIPAL [SEM FUNDO]
Finanças

O PIB dos EUA cresceu a uma taxa de 2,9% no quarto trimestre

O PIB dos EUA cresceu a uma taxa de 2,9% no quarto trimestre

Embora a economia dos EUA tenha terminado 2022 em uma base forte, os consumidores estão novamente enfrentando a dupla ameaça de aumento das taxas de juros e inflação persistentemente alta.

 

Imagem: Reprodução/Divulgação

 

Post - O PIB dos EUA cresceu

O Departamento de Comércio disse na quinta-feira que o produto interno bruto, o indicador mais abrangente dos bens e serviços gerados em toda a economia, aumentou 2,9%. Baseada no período de três meses de outubro a dezembro. Economistas da Refinitiv previram que o relatório mostrará um crescimento de 2,6% na economia.

Ele indicou uma desaceleração em relação à taxa de 3,2% observada no terceiro trimestre.

Além disso, dois terços do PIB são gastos do consumidor, que aumentaram 2,1% no quarto trimestre. Isso é um pouco mais lento do que a taxa de crescimento de 2,3% do trimestre anterior. Os números do PIB também foram auxiliados por aumentos nos investimentos privados em estoque. Um aumento nos gastos do governo federal e um aumento na renda fixa não residencial.

O investimento em habitação caiu 27% pelo segundo trimestre consecutivo, uma vez que, as altas taxas de hipoteca continuaram a minar a demanda do setor imobiliário. Depois de subir 5,9% em 2021, o PIB aumentou 2,1% no geral em 2022.

Além disso, há indícios crescentes de que a economia está desacelerando, apesar da demonstração inesperada de resiliência. A geração de empregos está desacelerando, o mercado imobiliário, sujeito a juros crescentes, entrou em recessão no ano passado e o consumo começa a dar sinais de desaceleração.

De acordo com uma estimativa diferente divulgada na semana passada, as vendas no varejo caíram 1,1% em dezembro. Significa que, os consumidores se abstiveram de fazer compras de alto valor, como veículos e móveis. Por causa da agressiva campanha de aumento da taxa de juros do Federal Reserve, os economistas geralmente preveem que a economia entrará em recessão em algum momento deste ano.

Taxa básica de juros

A taxa básica de juros foi aumentada sete vezes pelos formuladores de políticas em 2022. Isso atingiu uma faixa de 4,25% a 4,5%, que é o nível mais alto desde a crise financeira de 2008. Apesar das indicações de que a inflação atingiu o pico, as autoridades indicaram que mais aumentos nas taxas ocorrerão este ano.

Após a reunião de dois dias na próxima semana, o Fed deve aprovar um aumento de um quarto de ponto base, seguido por outro aumento de tamanho semelhante em março, levando a taxa a um pico de 5%.

Dessa forma, ao obrigar as empresas a reduzir os gastos, o aumento das taxas de juros tende a resultar em taxas mais altas nos empréstimos ao consumidor e comerciais. O que desacelera a economia.

Corporações de Wall Street

As principais corporações de Wall Street, incluindo Bank of America, Goldman Sachs e Deutsche Bank, preveem um declínio para o próximo ano. No entanto, ainda não tenham certeza de sua extensão.

De acordo com o economista-chefe da RSM, Joe Brusuelas, “a economia ainda não sofreu o grande golpe gerado pela maior parte dos superdimensionados aumentos de juros que o Fed administrou durante a segunda metade do ano”. “Simplesmente não vemos um final tão alegre para uma era desafiadora de crescimento econômico americano”, diz o comunicado. “Apesar da resiliência perto de um ano difícil de crescimento.”

 

Compartilhe nas suas redes sociais:

Artigos relacionados:

Mais populares:

Receba novos posts direto no seu e-mail!

Redes Sociais:

Todas as informações disponibilizadas por STARTVEST são desenvolvidas a partir de informações públicas, consideradas confiáveis, de forma que STARTVEST, em hipótese alguma, poderá ser responsabilizada. Qualquer análise de valor mobiliário é elaborada através de opiniões técnicas e pessoais, sendo de responsabilidade do profissional que os redigiu e firmou, e não apresentam ofertas ou negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. STARTVEST não é uma corretora de títulos e valores mobiliários, razão pela qual não realiza a venda de ativos financeiros e movimentações financeiras em nome de seus usuários. Investimentos envolvem riscos e rentabilidade passada não é garantia alguma de retorno futuro. As decisões de investimento e estratégias financeiras são realizadas a exclusivo critério dos próprios usuários, não sendo de responsabilidade dos analistas e dos consultores, ou de STARTVEST, quaisquer perdas que os usuários possam suportar. 

Copyright © 2021 Startvest | Todos os diretos reservados

Post Views: 4